1. Escola Estadual Júlia Teles em parceria com a Ação Cultural foi selecionada para ponto de exibição da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.
A) Descrição resumida da atividade:
O Projeto Democratizando é uma iniciativa integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Por meio do projeto, pontos de exibição de todo o país se inscreveram para receber os kits elaborados pela produção da Mostra cujas obras buscaram suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional.
Esta ação é uma ramificação da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, cujo objetivo é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.
B) Programação:
A atividade será realizada em parceria com a Escola Estadual Júlia Teles, localizada no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro.
C) Tempo, período, duração: janeiro e março de 2015.
D) Local: Escola Estadual Júlia Teles.
E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/12/escola-estadual-julia-teles-aracaju-e.html
02. Inicio do Cine Realidade
A) Descrição resumida da atividade:Inicio das atividades do Cine Realidade, como parte das ações do coletivo Rap Jardim, ação educativa e cultural que tem como carro chefe o Projeto Rap Identidade Cultural, que articula jovens de grupos de Rap do conjunto Jardim com o apoio da Escola Estadual Júlia Teles e Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural.
B) Programação:
Exibição dos filmes "Flores do Jardim" e “Uma onda no ar”.
Debate sobre rádios comunitárias e democratização da comunicação.
C) Tempo, período, duração: 15 de agosto.
D) Local: Escola Estadual Júlia Teles.
E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO ESPECIFICADO.
Tem inicio Cine-Realidade, primeiro cineclube em uma escola sergipana com temática voltada para histórias e cenários das periferias.
Cineclube Realidade e a sessão sobre o filme "Entre a Luz e a Sombra". Duas propostas para serem multiplicadas.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/08/projeto-rap-identidade-cultural-inicia.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/11/como-foi-4-sessao-do-cine-realidade-que.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html
04. Junho de 2015. Realizada em Aracaju a oficina de danças circulares mais bonita da cidade.
A) Descrição resumida da atividade:
“As Danças Circulares dos Povos formam um rico caleidoscópio de sonoridades, cenários, gestos e histórias que nos proporcionam uma viagem intercultural e a consciência de que fazemos parte de um todo maior. As danças convidam-nos a estabelecer conexões, conhecer o corpo em movimento, desenvolver sensibilidades, vivenciar o encontro com espontaneidade e alegria.” (Maria Barroso)
Desde meados dos anos 2000, para alimentar a chama das rodas de danças circulares em Aracaju , a Ação Cultural promove a edição anual da oficina de danças circulares, sob a coordenação de Àlvaro Pantoja , que integrou o extinto Cenap, um pioneiro e criativo coletivo de arte educadores populares , responsável por uma das mais importantes portas de entrada para as danças circulares dos povos em nossa região.
B) Programação:
Dessa vez, e o repertório escolhido pelo focalizador Àlvaro Pantoja, constará de danças circulares com músicas ciganas dos Balcãs; danças circulares com música popular brasileira; danças circulares dos Florais de Bach.
C) Tempo, período, duração: 5, 6 e 7 de junho de 2015.
D) Local: Comunidade Católica Bom Pastor.
E) Público atingido: Público a que se destina: Educadores (as), técnicos (as), agentes sociais e culturais e pessoas de diferentes áreas interessadas na integralidade do ser humano e em conhecimentos que potencializem a revitalização das pessoas e experiências pedagógicas e de cura.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Contando com a maior quantidade de pessoas em uma oficina de danças promovida pela Ação Cultural, desde quando começamos a organizá-las no ano de 2004, esta 7ª edição realizada nesse inicio de junho de 2015 foi bastante satisfatória.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/06/junho-de-2015-realizada-oficina-de.html
05. CONFERENCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE - NOSSA SENHORA DO SOCORRO
A) Descrição resumida da atividade:
A iniciativa de convocar e organizar a conferência municipal cabe a prefeitura, como isso não aconteceu, as organizações da sociedade civil fizeram isso . A Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, juntamente com outros agentes culturais, políticos e sociais compuseram a comissão organizadora municipal da 3ª Conferência Municipal de Juventude de Nossa Senhora do Socorro.
B) Programação:
C) Tempo, período, duração: 19 de setembro de 2015.
D) Local: Praça da Cultura (CEU), localizado no conjunto Marcos Freire I.
E) Público atingido:
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/09/conferencia-de-politicas-publicas-de.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário