quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O ano era 2015 (20 anos da Ação Cultural de Sergipe - 20 anos do Programa/Lei Cultura Viva)

1. Escola Estadual Júlia Teles em parceria com a Ação Cultural  foi selecionada para ponto de exibição da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

A) Descrição resumida da atividade:

O Projeto Democratizando é uma iniciativa integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Por meio do projeto, pontos de exibição de todo o país se inscreveram para receber os kits elaborados pela produção da Mostra cujas obras buscaram suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional.

Esta ação é uma ramificação da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, cujo objetivo  é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.

B) Programação:

A atividade  será realizada em parceria com a Escola Estadual Júlia Teles, localizada no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro. 

Antes da apresentação dos filmes da mostra, também será apresentado curtas, produzidos pelo Ponto de Cultura Juventude e Cidadania e pelo Projeto Inventar com a Diferença, resultado das oficinas de audiovisual realizadas com alunos (as) da Escola Júlia Teles.

“A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis são os filmes que compõem a mostra.

C) Tempo, período, duração: janeiro e março de 2015.

D) Local: Escola Estadual Júlia Teles.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Primeiros resultados da primeira fase da exibição do Kit Democratizando - Cinema e Direitos Humanos no Conj. Jardim.


https://acaoculturalse.blogspot.com/2014/12/escola-estadual-julia-teles-aracaju-e.html

02. Inicio do Cine Realidade

A) Descrição resumida da atividade:

Inicio das atividades do Cine Realidade, como parte das ações do coletivo Rap Jardim, ação educativa e cultural que tem como carro chefe o Projeto Rap Identidade Cultural, que articula jovens de grupos de Rap do conjunto Jardim com o apoio da  Escola Estadual Júlia Teles e  Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural.

B) Programação: 

 Exibição dos filmes "Flores do Jardim" e “Uma onda no ar”.

 Debate sobre rádios comunitárias e democratização da comunicação.

C) Tempo, período, duração: 15 de agosto.

D) Local: Escola Estadual Júlia Teles.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: NÃO ESPECIFICADO.

Tem inicio Cine-Realidade, primeiro cineclube em uma escola sergipana com temática voltada para histórias e cenários das periferias.


Cineclube Realidade e a sessão sobre o filme "Entre a Luz e a Sombra". Duas propostas para serem multiplicadas.



Como foi a 4ª Sessão do Cine-Realidade que apresentou o filme Maré - Nossa História de Amor.


https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/08/projeto-rap-identidade-cultural-inicia.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/11/como-foi-4-sessao-do-cine-realidade-que.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html

04. Junho de 2015. Realizada em Aracaju a oficina de danças circulares mais bonita da cidade.

A) Descrição resumida da atividade:

“As Danças Circulares dos Povos formam um rico caleidoscópio de sonoridades, cenários, gestos e histórias que nos proporcionam uma viagem intercultural e a consciência de que fazemos parte de um todo maior. As danças convidam-nos a estabelecer conexões, conhecer o corpo em movimento, desenvolver sensibilidades, vivenciar o encontro com espontaneidade e alegria.” (Maria Barroso)

Desde meados dos anos 2000, para alimentar a chama das rodas de danças circulares em Aracaju , a Ação Cultural promove a edição anual da oficina de danças circulares, sob a coordenação de Àlvaro Pantoja , que integrou o extinto Cenap, um pioneiro e criativo coletivo de arte educadores populares , responsável por uma das mais importantes portas de entrada para as danças circulares dos povos em nossa região.

 B) Programação: 

Dessa vez, e o repertório escolhido pelo focalizador Àlvaro Pantoja, constará de danças circulares com músicas ciganas dos Balcãs; danças circulares com música popular brasileira; danças circulares dos Florais de Bach.

C) Tempo, período, duração: 5, 6 e 7 de junho de 2015.

D) Local: Comunidade Católica Bom Pastor.

E) Público atingido: Público a que se destina: Educadores (as), técnicos (as), agentes sociais e culturais e pessoas de diferentes áreas interessadas na integralidade do ser humano e em conhecimentos que potencializem a revitalização das pessoas e experiências pedagógicas e de cura.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Contando com a maior quantidade de pessoas em uma oficina de danças promovida pela Ação Cultural, desde quando começamos a organizá-las no ano de 2004, esta 7ª edição realizada nesse inicio de junho de 2015 foi bastante satisfatória.

Para isso, foi muito importante as pessoas que colaboraram nos bastidores em forma de mutirão, a partir de uma visão de economia solidária, a qual combinou  trabalho voluntário e trabalho remunerado do focalizador.

O valor da inscrição foi de R$150,00, incluindo CDs e apostilas com as músicas do encontro. 
 

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/06/junho-de-2015-realizada-oficina-de.html

05. CONFERENCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE - NOSSA SENHORA DO SOCORRO

A) Descrição resumida da atividade:

A iniciativa de convocar e organizar a conferência municipal cabe a prefeitura, como isso não aconteceu, as organizações da sociedade civil fizeram isso . A Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, juntamente com outros agentes culturais, políticos e sociais compuseram a comissão organizadora municipal da 3ª Conferência Municipal de Juventude de Nossa Senhora do Socorro.

B) Programação: 

C) Tempo, período, duração: 19 de setembro de 2015.

D) Local: Praça da Cultura (CEU), localizado no conjunto Marcos Freire I.

E) Público atingido

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/09/conferencia-de-politicas-publicas-de.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2015/12/retrospectiva-2015-da-acao-cultural.html


Nenhum comentário: