domingo, 14 de julho de 2013

Pais, alunos e professores pedem reforma de escola do conjunto Jardim

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JULIA TELES - MANIFESTAÇÃO NO CONJUNTO JARDIM EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO, ALUNOS, MÃES E PAIS (A COMUNIDADE EM GERAL) QUEREM MELHORIAS (REFORMA DA ESCOLA E SEGURANÇA)! O SINTESE E A ASSOCIAÇÃO DE MORADOS MARCARÃO PRESENÇA!!! ACONTECEU QUARTA FEIRA PELA MANHÃ DIA 10/07 COM COBERTURA DA TV ATALAIA, INFONET, CINFORM, CORREIO DE SERGIPE E REDE JORNAL!!!









Cotidiano / Educação
10/07/2013 14:40:42- Atualizado em 10/07/2013 14:46:50
Fonte:  http://www.f5news.com.br/12323_pais-alunos-e-professores-pedem-reforma-de-escola-do-conjunto-jardim.html

Por Fernanda Araujo
Falta de segurança e necessidade de revitalização da Escola Estadual Júlia Teles, no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro (SE), levaram pais, alunos e professores a um protesto defronte ao estabelecimento, na manhã desta quarta-feira (10).
Eles reclamam do descaso do poder público na demora em reformar a escola, que se encontra inadequada para estudo, com portões quebrados, muro caído, sem ventiladores, quadra abandonada e alvo de assaltantes.
O professor Paulo Lira, da diretoria executiva do Sintese, conta que o sindicato foi convocado pelos professores para verificar o problema e participar da manifestação. Segundo ele, há quatro meses a direção da escola havia solicitado a reforma, e até agora, a informação é que ainda não há previsão para o início das obras.
Um dos pedidos inclusos na reforma é um local melhor para o armazenamento da merenda escolar e condições adequadas da quadra de esportes. “A escola tem um terreno muito grande, mas tem um matagal que cobre tudo, inclusive na quadra, nesse espaço poderia utilizar para áreas de lazer. No entanto, vemos esse quadro precário”, critica o professor.
Outro problema é a falta de segurança pública. Paulo Lira retrata, através de depoimentos de alunos, que a escola já foi assaltada várias vezes no período da noite, quando a iluminação é precária e não há vigilantes. “A merenda escolar dos alunos já foi roubada e os alunos contam que, além de tirarem a merenda, eles defecaram no material que deixaram. Na quadra não tem aula de educação física porque os meliantes estão consumindo drogas no local”.
Além disso, alunos chegaram a retornar para casa porque a escola estava fechada e o diretor ausente. Outra situação contestada pelos pais dos alunos é a falta de professores no período da noite. Por ser um local perigoso muitos não comparecem por medo. Para o professor, esse é um descaso em toda a rede, do governo estadual e da secretaria estadual da educação que não prestam um serviço de qualidade, inclusive, em uma escola que já ganhou um prêmio como a 4º melhor gestão do Brasil no final dos anos 90.
Em 2009 ocorreu um mutirão para revitalizar a escola, que envolveu a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Meio Ambiente e algumas empresas, bem como pais e alunos, todos voluntários. A Seed liberou fundos para fazer a pintura, capina, conserto de toda a parte elétrica e diversos outros reparos e recuperação da quadra. Foram gastos na época R$ 8 mil entre compra de material de construção e mão-de-obra, segundo matéria da secretaria (http://www.seed.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=3917&Mes=5&Ano=2009). No entanto, os problemas voltaram.
Seed
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação enviou nota à imprensa sobre as reclamações e afirmou que o órgão já está tomando providências.
“A Secretaria de Estado da Educação já está tomando as providências para consertar parte do muro que caiu e está fazendo um projeto para restaurar a quadra. Há cerca de três meses foram feitas pequenas intervenções na estrutura física da escola pela equipe de manutenção da SEED, porém, a equipe vai voltar á unidade para verificar se surgiram novas necessidades.
Sobre a falta de professores, a SEED já solicitou a convocação dos docentes aprovados em concurso e está aguardando a nomeação por parte da Seplag para fazer a lotação. Com relação à segurança, como a unidade fica numa área mais vulnerável às ações de delinquentes, existe uma dificuldade de colocar vigilantes para trabalhar no turno da noite e nos finais de semana, até porque nossos vigilantes não trabalham armados. Para amenizar esse problema, a SEED está reforçando a ronda escolar no entorno das escolas, especialmente à noite e nos finais de semana.

Preocupado com esse problema de violência, o secretário Belivaldo Chagas se reuniu no dia 23 de abril com a cúpula da SSP para pedir reforço policial no entorno das unidades de ensino que vêm, frequentemente, sendo atingidas por assaltos e roubos, sobretudo nos horários de entrada e saída dos alunos e nos finais de semana. Participaram da reunião o secretário da Segurança Pública João Eloy, o comandante geral da PM, coronel Maurício Iunes, o comandante da PM na Capital, coronel Jackson Nascimento, o secretário-adjunto de Segurança Pública, João Batista, a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitosa, e a coordenadora da Polícia Civil na Capital, Viviane Pessoa.
Belivaldo Chagas levou ao conhecimento das autoridades policiais casos de práticas criminosas nas áreas externa e interna de escolas da rede estadual. Preocupado com a segurança e com o bem estar de alunos, professores e funcionários, o secretário solicitou reforço policial em colégios em que as práticas acontecem com mais frequência. Na ocasião o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, prometeu reforçar o policiamento, inicialmente, nas escolas apontadas por Belivaldo Chagas. "A SSP irá intensificar as rondas da PM nessas escolas nos horários mais críticos. A Polícia Civil vai analisar todos os boletins de ocorrência envolvendo delitos nas escolas para identificar os autores e colocá-los à disposição da Justiça", garantiu Eloy.”

Leia também: 

NEM TUDO SÃO FLORES NA ESCOLA DO JARDIM! AQUI


Nenhum comentário: