segunda-feira, 8 de julho de 2013

Imprescindível para qualquer pessoa que queira discutir soluções para a educação.

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e pouco conhecida da história da educação pública no Brasil: os colégios VOCACIONAIS, do estado de São Paulo, que na década de 60 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas, tinham uma proposta à frente de seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a a sensibilidade artística e habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou desta experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e professores, o longa permite uma reflexão sobre os descaminhos a que o regime autoritário conduziu a educação no país. Ao olhar criticamente para o passado, o filme contribui para a compreensão da precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.
 
Assista também.
 
  Documentário: Pro Dia Nascer Feliz


                 Um documentário sensacional e ao mesmo tempo angustiante do diretor João Jardim, lançado em 2006. O filme aborda a educação brasileira em um angulo pouco visto, dentro da sala de aula, abordando os dramas dos jovens e professores de diferentes regiões do Brasil. A precariedade das instalações, preconceito, violência e o abandono são temas presentes no filme.

            O documentário é fundamental para jovens estudantes, pois perceberão que apesar dos cenários  e classes sociais diversificadas, os dramas são em alguns aspectos semelhantes, tanto no sertão nordestino quanto nas grandes metrópoles do sudeste, claro guardando as devidas proporções. Para educadores ou futuro educadores, é extremamente valido pois demonstrará os grandes abismos da educação brasileira, os dramas dos professores que abdicam de muitos lazeres e dedicam a educação.

               A angustia que e o filme passa é no sentido que o problema da educação brasileira é profundamente grave e abrange todo o Brasil e infelizmente sem perspectivas de melhoras.






Nenhum comentário: