terça-feira, 16 de julho de 2013

Programação Cine Vitória 12 a 18 de julho



"Margaret Mee e a Flor da Lua", de Malu de Martino, no Cine Vitória - Sala Avenida Brasil.

A artista botânica britânica Margaret Mee, que fez ilustrações com base na flora brasileira, viajou para o Brasil durante a década de 1950 e por aqui no país morreu, com suas cinzas sendo lançadas na floresta equatorial.

O documentário é sensibilidade em evidência, dos mais esperados da semana. Vai perder?
---------------------------------
‘Uma Garrafa no Mar de Gaza’ no Cine Vitória - Sala Avenida BRasil.

Sinopse: tanto Tal (Agathe Bonitzer) quanto Naïm (Mahmud Shalaby) nasceram em um terreno de terra queimada, onde os pais costumam enterrar seus filhos. Entretanto, as vidas deles são bem diferentes. Tal tem 17 anos, é judia e mora em Jerusalém, enquanto que Naim tem 20 anos, é palestino e mora em Gaza. Apenas 60 milhas os separam em relação à distância, mas o histórico de guerra entre os povos é um grande complicador. Só que uma garrafa jogada ao mar pode mudar a situação entre eles, trazendo forças para que suportem esta dura realidade.

Diretor: Thierry Binisti. Gênero: Drama. Nacionalidade: França , Israel.
‘César Deve Morrer’ (Cesare Deve Morire). Direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani. Drama, Itália, 2012. Classificação: Livre.

Sinopse: A cortina se fecha abruptamente por trás de César (Giovanni Arcuri), Brutus (Salvatore Striano) e os outros personagens. Depois dos aplausos, os "atores", todos detentos da prisão de segurança máxima Rebibbia, em Roma, sentem-se orgulhosos e tocados. Sem se preocupar em saber quais foram os crimes cometidos por aqueles homens, a dupla de diretores realizou os ensaios da peça Júlio César na prisão por seis meses. O paralelo entre esse drama clássico e o mundo de hoje mostra como a universalidade de Shakespeare ajuda os detentos a entenderem as próprias questões.
‘O Porto’. Diretor: Aki Kaurismäki. Comédia Dramática. França/ Alemanha/ Finlândia; 2011. Classificação: 12 anos

Sinopse: Marcel Marx (André Wilms) é um homem que vive como engraxate nas proximidades do porto e, com o pouco dinheiro que ganha, tenta sustentar sua casa. Vivendo com dificuldades, ele vê sua rotina mudar quando sua esposa (Kati Outinen) subitamente adoece e um garoto africano chega ao país dentro de um cargueiro. Com o auxílio de alguns vizinhos, resolve esconder o menino e encontrar sua família, enquanto tenta despistar o detetive encarregado de localizar o imigrante ilegal.


Nenhum comentário: