terça-feira, 16 de julho de 2013

O Sarau Multicultural está chegando. Tempo de imaginar, construir e festejar outros mundos possiveis.



 
Será realizado no dia 24 de julho (quarta-feira), das 19h30 ás  22h, no Clube Flamengo Circulista (Siqueira Campos). A proposta dessa iniciativa é revisitar as utopias que  embalaram os sonhos e as lutas de gerações que ajudaram a construir o mundo que temos, em diálogo com as utopias que movem as gerações atuais, em direção ao mundo que queremos.

Conforme afirma, Eduardo Galeano: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

Outro objetivo do Sarau Multicultural é criar um espaço para a circulação de produtos culturais gerados no seio de iniciativas ou movimentos culturais ligados a juventude e a grupos independentes ou marginalizados.

A programação contará com a apresentação de audiovisual, coreografias de dança, dança circular, bazar cultural e roda de conversa " Da juventude de ontem a juventude de hoje. O que nos move?" Com a presença de Sanadia Gama dos Santos. Ex- assessora nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) no período de 2005 a 2009, atualmente assessora da PJMP regional BA/SE e professora substituta da UFS Itabaiana e de Edmilson Araújo. Um dos fundadores e ex-presidente do Sindiquímica/SE e da Cut/SE.  Em 1999 aposentou-se por tempo de serviço e retirou-se do movimento sindical aderindo à causa ambiental.

A iniciativa é da Ação Cultural e conta com o apoio do Ponto de Cultura. Juventude e Cidadania, da produtora cultural BR Tribe e do programa Fala Jovem (Aperipê FM).

Sinopse dos curtas

Sintonize
Videoclipe da banda Kararoots, que conta a história de um jovem garoto que, revoltado com essa moderna dominação tecnológica/consumista, resolve fazer justiça com as próprias mãos. Video roteirizado e produzido pelos alunos da segunda turma de audiovisual do ponto de cultura: Juventude e Cidadania.

Ponto de Cultura - RECAP
É um vídeo de recapitulação de todo o processo de construção e experiencia audiovisual das turmas 01 e 02 da oficina de  audiovisual do ponto de cultura: Juventude e Cidadania.

 O Rock Sergipano: Esse Ilustre Desconhecido            

Vídeo feito a partir do Projeto Experimental de conclusão de Curso de Comunicação Social dos alunos Werden Tavares e Hans Hagenbeck. O vídeo tem influencias de documentaristas como Eduardo Coutinho e do Cinema Novo, e tenta ser uma nota introdutória a quem quer saber um pouco mais sobre o cenário de rock and roll nacional e em especial o sergipano. Como o próprio nome já diz, o ´ilustre desconhecido´ traz o rock sergipano contado por quem mais entende dele, seus músicos, fãs entre outros amantes dos eternos clássicos do estilo. Há um acervo de imagens inéditas ao público, assim como entrevistas gravadas com excelente qualidade de som e imagem.

Direção:  Werden Tavares

 Sarau


Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas. (do site Wikipédia).

 Leia mais:

Ação Cultural já realizou um sarau cultural no ano de 2009,  AQUI

Nenhum comentário: