sábado, 20 de julho de 2013

Conferência Municipal de Cultura de Aracaju acontece dia 31

19/7/2013
A Sociedade Semear receberá a terceira edição do evento.




"Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" será o tema central da 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece no dia 31 deste mês, a partir das 8h30, no auditório da Sociedade Semear. Na manhã desta quinta-feira, 18, a comissão organizadora do evento esteve reunida na sede da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) para planejar como será conduzida a conferência.




A reunião, que contou com representantes de teatro, artes visuais, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Funcaju, foi conduzida pela secretária adjunta de Cultura, Aglaé Fontes."A conferência é um instrumento para que a gente possa sentir a opinião da comunidade sobre o fazer cultural do nosso município. É um momento de análise coletiva", comenta.




O evento é também, conforme explica Aglaé Fontes, um meio dos participantes fornecerem dados necessários para estabelecer o Plano Municipal de Cultura, aliado ao plano do Ministério da Cultura (Minc). "Com a realização da conferência, estaremos iniciando a recriação do Conselho Municipal de Cultura, com a participação da sociedade civil organizada, bem como do Fundo da Cultura, nos moldes que determina o Ministério da Cultura".




Mais duas reuniões acontecerão na próxima semana. A primeira está agendada para o dia 23, às 17h  e a outra para o dia seguinte, 24, às 9h, ambas da sede da Sec/Funcaju.




Conferência




A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Aracaju está marcada para começar às 8h30 do dia 31, dividida em duas etapas: a manhã será dedicada às palestras e a tarde aos grupos de trabalho.O evento terá como palestrantes a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes.



Na parte da manhã também será feita a leitura e a aprovação do Regimento da conferência e apresentação dos grupos de trabalhos. Já à tarde, haverá reunião dos grupos de trabalho, encerrando o evento com a plenária geral para aprovação das definições discutidas nos grupos e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.



Participantes



A reunião contou com a participação de Janaína Couvo, Paulo Correia, Marcos Paulo e Antônia Amorosa, da Sec/Funcaju; Joseane Brandão, do Iphan; Ivo e Wellington, representantes dos segmentos de teatro e artes visuais.



18 de julho de 2013 às 21:32


AAN apud Portal Infonet

--------------------------------------------------------------------------------------

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento. É com esse intuito, de ouvir críticas e sugestões, que o Ministério da Cultura (MinC) apresenta, nessa introdução ao texto-base da 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), suas diretrizes e programas prioritários.
 
Acesse na íntegra aqui o documento:
 
Versão para impressão aqui
 
Versão para apresentação aqui

MAIS, aqui

 -------------------------------------------------------------------------

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fala sobre os Centros Unificados das Artes e dos Esportes (CEUs). O Ministério quer construir 360 equipamentos culturais do tipo.

Uma demanda necessária para bairros da periferia a ser apresentada nas conferências municipais de cultura.  AQUI

------------------------------------------------------------------------ 

Cultura em Sergipe. Bons ventos que sopram a aos melhores que virão.

AQUI
 

Nenhum comentário: