segunda-feira, 22 de julho de 2013

Inscrições para vídeos com melhores histórias do Brasil começam na segunda-feira

Alana Gandra - Agência Brasil 20.07.2013 - 10h04 | Atualizado em 20.07.2013 - 10h31
 
Rio de Janeiro - Com parceria do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, começam na próxima segunda-feira (22) as inscrições para a 5ª edição do concurso nacional Revelando os Brasis, do Instituto Marlin Azul, que transforma em filmes as melhores histórias contadas por brasileiros. O Canal Futura e a TV Brasil são parceiros do projeto.
Moradores de qualquer cidade do país com até 20 mil habitantes, maiores de 18 anos, podem participar do concurso que, nas quatro edições anteriores, selecionou 160 histórias. Na edição deste ano há mais 30 histórias que serão transformadas em vídeos. As inscrições se estenderão até 30 de setembro.
A coordenadora do projeto e diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg, destacou na última sexta-feira (19), em entrevista à Agência Brasil, que uma das principais características do Revelando os Brasis é abranger pessoas de todas as regiões do país. “Basta morar em um município com até 20 mil habitantes. E o Brasil tem 4 mil municípios com essa população. Praticamente, é o Brasil das pequenas cidades, é todo o país, uma vez que temos 5.560 municípios e, desses, 4 mil têm até 20 mil moradores”.
Beatriz disse também que, apesar de selecionar um autor, o projeto beneficia a cidade que funciona como cenário da história que vai ser gravada. Dessa forma, trata-se de projeto que “inicia um processo de produção e de formação na área audiovisual, mas que ganha muitos desdobramentos”. Desde 2004, quando foi iniciado, o Instituto Marlin Azul vem acompanhando o que aconteceu com os autores das histórias escolhidas.
“E a gente vê desdobramentos em muitas direções. [Há] pessoas que seguiram estudando cinema, que aproveitaram essa experiência como professores, levando a linguagem do audiovisual como ferramenta para a sala de aula. [Houve] gente que criou cineclubes nas cidades, que virou mobilizador cultural e promoveu outros projetos culturais nessas pequenas cidades. É projeto de raiz no audiovisual, mas ele sacode as pessoas [em] suas capacidades e habilidades de expressão”, disse Beatriz Lindenberg. O projeto contribui ainda para a mobilização da comunidade. Para Beatriz, o Revelando os Brasis mostra a força que a cultura tem como instrumento de crescimento de uma cidade e de desenvolvimento cultural local.
A divulgação das histórias selecionadas é prevista para outubro. Seus autores participarão de oficina de cinema no Rio de Janeiro a partir de dezembro, onde aprenderão as etapas de um filme, incluindo elaboração de roteiro, direção, fotografia, câmera e produção. De volta às cidades de origem, os autores formarão suas equipes técnicas e artísticas e mobilizarão as comunidades para participar das filmagens. Nessa fase final, eles contarão com a colaboração de dois profissionais que vão operar os equipamentos e dar qualidade técnica ao vídeo. Eles servirão também como referência para os novos cineastas.
Os vídeos deverão ser finalizados em março, prevendo-se sua exibição em abril. Um caminhão montado com estrutura de cinema exibe os vídeos para os demais moradores da cidade, movimentando a cultura local.
O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br. As histórias poderão ser enviadas também pelo correio. O regulamento permite a inscrição de histórias verdadeiras, baseadas em personagens, fatos históricos, tradições populares ou histórias criadas por seus autores. Os vídeos terão duração de até 15 minutos e serão lançados em DVD, com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. As obras participam também de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional, informou o Instituto Marlin Azul.

Edição: José Romildo
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: