terça-feira, 23 de julho de 2013

Conheça e participe do Observatório Participativo da Juventude (participatório), um novo canal de diálogo direto com a juventude.


O governo federal disponibilizou, a partir da quarta-feira (17/07), o Observatório Participativo da Juventude (participatório), um novo canal de diálogo direto com a juventude. Por meio do endereço participatorio.juventude.gov.br, qualquer um poderá participar de debates e discutir políticas e programas voltados ao público jovem. Os usuários poderão criar um cadastro ou usar seus perfis em outras redes sociais para se conectar.



----------------------------------------------------------------------

19/07/2013 09h30 - Atualizado em 19/07/2013 09h30
Fonte: AQUI 

Entenda como funciona o Participatório, rede social lançada pelo governo

Thiago Barros Para o TechTudo
 
Ainda em versão experimental, a nova rede social Participatório promete ser um canal de diálogo não só entre usuários, como também de debates entre a população e autoridades. A página brasileira entrou no ar na última semana (17) e é uma parceria entre o governo federal e Secretaria Nacional da Juventude, em conjunto com universidades federais. Confira neste tutorial do TechTudo como o Participatório funciona e aprenda os principais passos para fazer parte do site.
Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?
Site lançado pelo governo federal busca aproximar população e autoridades  (Foto: Foto: Reprodução/Participatório)Site lançado pelo governo federal promete aproximar população e autoridades (Foto: Reprodução/Participatório)
Passo 1. Acesse o site do serviço e clique em “criar nova conta” no menu que aparece no canto superior direito. Na página seguinte, insira suas informações e depois avance. Um e-mail de confirmação será enviado para seu e-mail. Clique no link para acessar de novo o serviço. Você entrará na página já com o login realizado.
Crie sua conta na página principal (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Crie sua conta na página principal (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 2. Note que há um menu com sete opções: debates, comunidades, blog, eventos, vídeos, membros e atividades.
Este é o menu principal do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Este é o menu principal do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 3. As abas principais são debates e comunidades. A primeira mostra os tópicos principais de conversas, enquanto a segunda é exatamente como no antigo Orkut, com membros integrando grupos de determinados temas. Para acessar uma determinada discussão, basta clicar nela. O layout é simples e segue o modelo da imagem abaixo. Para criar, é só clicar na opção que localiza-se no canto direito superior.
Debates são sobre os mais diversos temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Debates são sobre os mais diversos temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 4. As comunidades têm o mesmo procedimento, com uma pequena mudança de layout, com uma foto e uma descrição para o grupo e, logo abaixo, os detalhes da comunidade, como favoritos, atividades, debates e arquivos.
Este é o modelo de comunidades do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Este é o modelo de comunidades do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 5. Em blog, o usuário lê as últimas atualizações da equipe do Participatório.
Blog tem posts oficiais do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Blog tem posts oficiais do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 6. A aba de eventos é há uma agenda. Além de visualizar o calendário do que foi marcado recentemente, também é possível criar eventos, clicando na opção disso. As abas vídeos e membros são explicativas e bem simples: as últimas publicações de vídeos e as pessoas que fizeram cadastro mais recentemente. Já no menu atividades, aparecem os feitos mais recentes, como pessoas que criaram debates ou entraram em comunidades e responderam a tópicos.
Menu de eventos é interessante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Menu de eventos é interessante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 7. O serviço possui ainda uma página com perguntas frequentes respondidas, que pode ajudar bastante aos usuários com dúvidas. Basta selecionar a opção ”Sobre o Participatório”, ou então “Como funciona”, ambas localizadas perto do menu de login.
Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Confira o vídeo com mais informações sobre o Participatório.

Nenhum comentário: