domingo, 7 de julho de 2013

Capoeira e berimbau


Redação (Rádio MEC) | 04.07.2013
Tema que já foi tratado aqui por Tárik de Souza, os irmãos gêmeos capoeira e berimbau, heranças culturais africanas, estão mais uma vez presentes nesta edição do Bossamoderna.

Desta feita o programa é aberto pelo Zimbo Trio que toca de Baden Powell e Vinicius de Moraes “Berimbau”. Ainda na primeira parte, Tárik de Souza apresenta gravações dos anos 90 e 2000, incluindo Pedro Luis, líder dos grupos A Parede e Monobloco, em “Nas estrelas” (Pedro Luiz / Sérgio Paes) e Jair Oliveira de sua autoria “Braços de Iemanjá”.

Veteranos da música brasileira fecham a primeira parte do Bossamoderna. O violonista paraense, Sebastião Tapajós, toca de sua autoria “Calango do bangolê” e Carlos Dafé nos apresenta “Raul com rolê” (dele).

O destaque da segunda parte do programa é o repertório criado por Paulo César Pinheiro, no qual berimbau e capoeira são assuntos recorrentes. Vale ouvir Joyce Moreno em “Nome de guerra”, Ilessi canta “Brigador”, Soraya Ravenle e Pedro Luiz interpretam “Jogo de Fora”, Inez Viana solta sua voz em “Toque de Benguela” e o próprio Paulo César Pinheiro dá o recado no “Toque de Idalina”.

_________________
Bossamoderna
Capoeira e berimbau

Apresentado na RCB
 em 30 de junho de 2013
Apresentação: Paulo César Soares
Produção: Rádio Nacional - Rio de Janeiro

OUÇA AQUI

Nenhum comentário: