sábado, 31 de agosto de 2024

3ª Sessão do Cine Realidade com o filme "A Carta" do Papa Francisco é realizada com êxito...

  

Mais uma sessão da retomada do Cine Realidade, realizada com êxito na igreja sede da Paróquia São Pedro Pescador no Bairro Industrial em Aracaju. Com esta terceira.  encerramos a primeira temporada da sequência  Papa Francisco no cinema. 

A primeira sessão se deu com a exibição do programa Arquivo A da Tv Aparecida sobre os sessenta anos da Campanha da Fraternidade (CF) comemorados neste ano de 2024,  e que trouxe também um conjunto de informações sobre a apresentação do tema da CF 2024 inspirada na Encíclica Fratelli Tutti sobre a Amizade Social.

Na segunda sessão, a exibição foi feita com o  documentário Francisco, O Papa de todos, produzido no inicio do atual pontificado,   abordando o pastoreio do Cardeal Berglogio como arcebispo de Buenos Aires e repercussão da escolha para Papa pelo colégio dos cardeais em 13 de março de 2013.

As próximas sessões a  o final do ano, terão como tema a CF 2024 e a Encíclica Fratelli Tutti (todos irmãos) com documentários produzido em Sergipe, a exceção de um, Tribos Urbanas, produzido em São Paulo.

Em razão de ser um documentário mais longo e da necessidade de sair mais cedo por medida de segurança, o número de pessoas que chegaram até o final ficou quase na  metade do número inicial de 40 pessoas, porém mesmo assim bem significativo.

Ao final, não deu para conversar muito, porém tivemos falas muito boas que perceberam semelhanças do que foi mostrado no vídeo com o que está acontecendo no Brasil. como as enchentes no Rio Grande do Sul e as grandes queimadas.

A condução da conversa rápida ao final,  foi realizada por mim com as seguintes perguntas: 

1) O que no documentário  “A Carta” mais tocou inicialmente ou provocou espanto, admiração,  a cada um dos presentes?

Dentre as respostas para a primeira, destaco uma senhora que lembrou a semelhança com o que acontece no Brasil, com relação as enchentes mostradas na África e em outros lugares do planeta no filme, assim como os incêndios florestais. A questão da enchente em uma escola no Senegal  também foi tocante para uma jovem, No decorrer do filme essa questão foi narrada de forma dramática com transmissão digital para o jovem líder da comunidade por meio de uma ligação particular, o qual inclusive se encontrava no Vaticano no momento do ocorrido, como integrante da comissão para uma audiência especial com o Papa Francisco, conforme é mostrado no filme.

2) Como “ A Carta” lhe provoca, lhe desafia, lhe mobiliza?

O destaque que trazemos como resposta, vem de uma outra senhora que disse ser a ganância capitalista, conforme afirmação do Papa Francisco no filme, a causa principal ou a raiz de tantos desastres ambientais e humanitários que estão acontecendo em nosso planeta.

Da minha parte , concluo com uma observação bastante interessante. Dos quatro convidados para a audiência com com o Papa Francisco, todos bastantes envolvidos com a causa ambiental, o jovem Arouna do Senegal é muçulmano, o  casal de cientistas Robin e Greg do Hawaii, são provavelmente  agnósticosRidhima,jovem indiana, se não for da tradição Hindu, pode ser influenciada por um país que tem o hinduísmo como religião predominante,  e uma liderança indigena da Amazônia, Cacique Dadá.

https://theletterfilm.org/pt-br/as-pessoas/ (*)Para baixar o filme dublado em português pode-se utilizar este mesmo endereço. É só navegar.. Em caso de dificuldade entre em contato com o editor deste blog para receber a cópia do filme em pasta google drive. (zezitodeoliveira@gmail.com). Há também um manual pedagógico para utilização do filme e outros tipos de materiais. É só navegar...

No mais, por tudo que escrevemos acima,   quantas vezes e por quais motivos Papa Francisco é um homem admirável?

1- ´por ser mistico

2 - por ser um humanista

3 - por ser um homem ecumênico e mais além, macro ecumênico

4- por ser um homem que sabe combinar oração com ação

5 - por ser um homem sábio

6  - por ser um homem afável

7 - por ser um homem corajoso

Pode completar. quem quiser....(Abaixo, as resposta que chegaram até agora)

8 -  Carismático

9 - Por ser coerente  em determinadas questões polêmicas. 

10 - Pobre e Alegre e Feliz 

Sensível e Empático 

Sabe Escutar e Discernir 

Verdadeiro Profeta que fala a Verdade

11 -   Por ser fiel ao Evangelho. Segue passo a passo. E admirável sua fidelidade e a paz que o envolve

12 - 

13 - 

Pode completar. quem quiser....

Ao final um filme tão bom e necessário precisa ser exibido mais vezes e proposta realizada por Débora, coordenadora do Crisma, é  que seja realizada outras sessões de exibição para as lideranças das pastorais e movimentos da Paróquia São Pedro Pescador, proposta que foi prontamente aceita, faltando apenas confirmar as datas com o jovem e entusiasmado  pároco, Padre Anderson Gomes, um dileto filho espiritual de Francisco. Dos dois Franciscos... O de Assis e o de Roma.

Também apresentamos o clipe musical de um Ponto de Cultura  com oficinas de audiovisual com adolescentes de uma escola em Nossa Senhora do Socorro, o qual resultou na produção abaixo. A canção é da autoria de um adolescente ligado ao Ponto de Cultura a época. O roteiro do filme e a gravação foi realizada pelos adolescentes do projeto com o acompanhamento técnico de André Aragão. 

A proposta é, considerando as oportunidades que foram reabertas para a cultura de base comunitária, com a eleição e posse do presidente Lula no ano de 2022/2023, informamos aos adolescentes presentes a exibição do filme "A Carta", que estaremos buscando recursos para a realização de oficinas para a produção de conteúdo audiovisual com eles/elas e  inspirados  nas Encíclicas Fratelli Tutti (Todos Irmãos) e Laudato Si (Louvado Seja!). O que significa adolescentes e jovens mais protagonistas, para além da participação nos debates pós filmes exibidos no Cineclube Realidade.

ZdO

Nessa última sexta-feira, 30, foi realizada a 3ª sessão do CineClube Realidade na paróquia São Pedro Pescador, com o filme documentário "A Carta". Mais uma vez a comunidade paroquial -- em sua maioria jovens, que estão nas fileiras da confirmação de sua fé cristã católica -- foi prestigiada com uma produção digna não só de aplausos, mas também de uma frutuosa e coletiva reflexão sobre o tema abordado! 

No que diz respeito à exibição da película, pode-se afirmar com certeza que a qualidade técnica não deixou nada a desejar; a fotografia, a música, o cenário, o diálogo... contribuíram para prender a atenção da maioria ali presente, especialmente pelo fato de se tratar de um documentário que aborda questões sérias e ainda urgentes de nossa atual realidade! 

Um dos momentos provocantes do filme foi talhado já no início, quando o Papa Francisco, imbuído dessa importante e complexa missão revelada na Carta Ladauto Si, indaga, de forma retórica: "O que tem Ecologia a ver com evangelização?" A partir daí, todos foram envolvidos com momentos de muita emoção, sendo provocados intimamente a refletir, encontrar e compreender respostas para essa pergunta, em meio a cenas profundamente impactantes.

A exibição desse rico material audiovisual é, sem dúvida, uma oportunidade para ampliar as discussões e guiar novas ações em consonância com a Campanha da Fraternidade 2025, no sentido de não sermos meros espectadores, e despertar em cada um de nós esse chamado do papa à um compromisso mais pragmático e verdadeiro na defesa da nossa Casa comum, da Mãe Natureza e dos mais desvalidos da nossa sociedade.

Maxivel Ferreira 


 LEIA/ASSISTA TAMBÉM:


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Como foi o lançamento do filme "A CARTA" na sede da CNBB em Brasilia no dia 03 de novembro de 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=H9eJ3B6k-CI


TUDO ESTÁ INTERLIGADO (perna IT, ES, DE)

Composição de Cireneu Kuhn, missão do Verbo Divino, e com arranjo e interpretação do autor. A foto montagem é da "REDES - Rede de Solidariedade", entidade coordenada pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. 


Música inspirada na encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Letra, Música, Instrumentação, Mixagem e Masterização por Cireneu Kuhn, svd. Solo e arranjo vocal por Daiane Lopes. Coral: Família Lopes.




1º de setembro: a celebração da decisão que Deus tomou de criar https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-08/1-setembro-celebracao-decisao-que-deus-tomou-de-criar.html




Boas noticias estão chegando da Paraíba com Lula. Mas as lembranças de Frei Betto e Paulo Freire precisam ser reforçadas

 Notícias Do Brasil (Os Pássaros Trazem)

Milton Nascimento

Uma notícia está chegando lá do Maranhão.

Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.

Veio no vento que soprava lá no litoral

de Fortaleza, de Recife e de Natal.

A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,

João Pessoa, Teresina e Aracaju

e lá do norte foi descendo pro Brasil Central

Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul!


Aqui vive um povo que merece mais respeito!

Sabe, belo é o povo como é belo todo amor.

Aqui vive um povo que é mar e que é rio,

E seu destino é um dia se juntar.

O canto mais belo será sempre mais sincero.

Sabe, tudo quanto é belo será sempre de espantar.

Aqui vive um povo que cultiva a qualidade,

ser mais sábio que quem o quer governar!


A novidade é que o Brasil não é só litoral!

É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul.

Tem gente boa espalhada por esse Brasil,

que vai fazer desse lugar um bom país!

Uma notícia está chegando lá do interior.

Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.

Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil,

não vai fazer desse lugar um bom país!


Lula manda recado aos que o prenderam e declara que Deus esteve sempre ao seu lado

Presidente Lula destaca superação de adversidades em discurso na Paraíba

247 - Durante a cerimônia de inauguração da unidade da AeC, operadora de contact center, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou, com emoção, os desafios enfrentados durante sua prisão política, resultado das acusações da Operação Lava Jato, orquestrada em colaboração com o Departamento de Justiça dos EUA. Lula relembrou os 580 dias que passou na prisão e como resistiu a um acordo que lhe oferecia liberdade em troca de uma tornozeleira eletrônica. "Fiquei 580 dias na cadeia, mas resolveram que eu iria para casa um dia com tornozeleira. Falei então que não troco minha dignidade pela minha liberdade. Minha canela não é canela de pombo. Minha casa não é prisão. Não tem acordo, vou provar minha inocência", declarou, demonstrando a firmeza com que defendeu sua honra.

O presidente, que foi absolvido das acusações, destacou como sua trajetória de vida, marcada por adversidades, o inspirou a superar as dificuldades e alcançar novamente a Presidência da República. "Aqueles que fizeram isso, se esqueceram, graças a Deus, que Deus escreve certo por linhas tortas", afirmou Lula, sublinhando a importância da fé e da resiliência em sua jornada. Ele compartilhou momentos difíceis de sua infância, como a época em que mascar chiclete mastigado por outros, misturado com açúcar, era a única opção para satisfazer sua vontade, mas jamais se deixou vencer pela tentação de roubar. "Poderia roubar um chiclete, mas isso iria causar vergonha na minha mãe", revelou, enfatizando os valores que sempre o guiaram.

Lula, que se vê como um exemplo de superação, incentivou a plateia a enfrentar as adversidades com a mesma determinação. "Se um cara que passou por isso chegou onde cheguei, fico imaginando o que vocês podem alcançar na vida. Eu sou o exemplo de vencer a adversidade", disse o presidente, comparando a vida a uma olimpíada. "A vida é como uma olimpíada. Ninguém ganha medalha de ouro sendo vagabundo, indo pra balada, tem que trabalhar 7 dias por semana", concluiu, ressaltando que o trabalho árduo e a persistência são essenciais para conquistar grandes vitórias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

O vídeo abaixo é longo mas vale pena, inclusive para análise sociológica.





Mas as lições da práxis de Frei Betto e Paulo Freire precisam ser lembradas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A 'Teologia Coach' pede voto

 O que sujeitos da cena gospel tais como Pablo Marçal e Tiago Brunet já nos indicavam sobre as novas estratégias eleitorais.

                                                                                                                                                                          Por Ana Carolina Evangelista (*)

Qualquer que seja o resultado do processo eleitoral na cidade de São Paulo, temos uma certeza antiga e outra bem recente: é a eleição mais nacional das mais de cinco mil cidades que irão às urnas este ano, e já é uma eleição sobre o novato político Pablo Marçal e suas estratégias, mesmo que ele nem chegue no segundo turno.

Mas o que nos ensina quem já estava analisando as estratégias de uma emergente e sedutora forma de teologia que preliminarmente está sendo chamada de "Teologia Coach" e que o Brasil inteiro passou a conhecer nas últimas semanas?

O teólogo e jornalista Ranieri Costa, em seu trabalho Teologia Coaching: a ilusória ideologia de que nascemos só para vencer, analisou os discursos em redes sociais do que ele chamou de “sujeitos enunciadores da Teologia Coach”. Trata-se de uma pesquisa empírica importante, feita ao longo de 2021 e 2022 e publicada no início deste ano.

A hipótese inicial comprovada por Costa é de que a chamada “Teologia Coach” carrega em sua construção discursiva as marcas presentes na sua antecessora, a Teologia da Prosperidade: a promessa de enriquecimento, a felicidade ininterrupta como meta, a superação como elemento central e o anseio pelo sucesso. Esses sujeitos adotam estratégias, há mais de uma década, intimamente conectadas à abordagem coaching no contexto de uma sociedade recortada por práticas e experiências de consumo e altamente midiatizada, assemelhando-se à Teologia da Prosperidade e aos discursos chamados neopentecostais.

“Uma pregação de uma mensagem que convida os ouvintes a terem tudo, inclusive o controle sobre seus destinos, de forma que toda e qualquer negatividade seja desconsiderada”, afirma Costa. Mas o que isso tem a ver com política eleitoral?

Revisando esse trabalho, talvez tenhamos elementos para analisar perguntas muito recorrentes nos últimos dias para quem está acompanhando as eleições municipais. Duas delas: por que evangélicos indicam prioritariamente voto em Pablo Marçal para prefeito de São Paulo? Pablo Marçal é um personagem político impulsionado apenas pelas redes sociais?

Tiago Brunet está presente nas redes sociais desde 2012, quando se apresentava como pastor, com um perfil ainda muito low profile que foi crescendo exponencialmente ao longo dos anos. Hoje ele se apresenta em suas redes como mensageiro das Boas Notícias, teólogo, professor e palestrante; o criador de "O Método Destiny" e autor do livro Princípios Milenares. Já Pablo Marçal aparece mais ativamente nas redes alguns anos após Tiago, em 2017, mas já com um perfil orientado a turnês muito bem organizadas de formação coach pelo estado de Goiás, sua região natal, e depois pelo Brasil. Desde sempre se diz evangélico, mas nunca pastor. Foi adotando uma espécie de “identidade evangélica light”, sem se mostrar diretamente ligado a nenhuma Igreja ou Denominação específica. Afirma que "ser cristão é um life style“, ”ser cristão é ter seu corpo como templo do Espírito Santo“.

Destaque-se um dos elementos da estratégia da ”Teologia Coach“ adotada por Marçal há anos e fortemente explorada agora em períodos eleitorais, que se conectam com a Teologia da Prosperidade. Como destacou Ranieri em seu trabalho, ambos os pregadores das duas teologias buscam ”satisfazer, na terra, todas as vontades, necessidades e desejos humanos por meio de uma vida abundantemente próspera e de ininterrupta felicidade material“. No entanto, lembra o teólogo, há uma diferença importante – e os personagens em questão jogam com isso criando múltiplos sentidos e formas de reconhecimento e eco nas crenças das pessoas e conexões com o que projetam para a política e esperam que ela entregue para suas vidas: ”A Teologia da Prosperidade busca a prosperidade por meio da negociação com o divino, em uma espécie de barganha, enquanto a Teologia Coaching acredita que o sujeito precisa apenas de si mesmo, de sua força interior, para chegar a esse lugar de sucesso. Uma coloca Deus contra a parede, a outra coloca-se na condição de deus de si".

O conceito central é: não há limites para si, nada é impossível.

O conceito central é: não há limites para si, nada é impossível. E isso hoje está sendo transposto para a representação política. Em outras palavras, vote em mim porque eu sou o exemplo encarnado de que tudo é possível, não há limites e eu entendo as dores de todos vocês e os obstáculos que todos precisam superar. Eu, meu corpo, minha mente, já superaram, eu sei o caminho e posso guiar a todas e todos.

Marçal e Brunet são alguns dos expoentes de um universo muito mais amplo de “pregadores coach” - como Claudio Duarte, Deive Leonardo, Talitha Pereira, Shirleyson Kaisser, Carol Marçal, Viviane Martinello e muitos outros. São nomes que atuam na vida real, vistos como referência espiritual nas mais variadas áreas da vida das pessoas, mas que usam o digital como ferramenta fundamental. Num nicho de atuação diverso que passa por coaching e família e relacionamento, coaching pessoal ou coaching de vida (lifecoaching), emagrecimento, coaching de carreira, de liderança, de vendas, performance, empresarial, passando pelo coaching espiritual e, muitas vezes, cortado por ele em todos os demais exemplos.

Tal atuação caracteriza-se por quatro estratégias principais: (1) construção de uma imagem de si clara e contundente onde não há espaço para a negatividade; (2) influência com base no engajamento constante, e crescente, com o público via redes sociais onde o atrativo é aprender as formas de atingir o sucesso que eles mostram a todo tempo que já atingiram; (3) pregação do sucesso financeiro como o principal; (4) alusão sempre, direta ou indireta, à teologia da prosperidade com pregações que misturam textos bíblicos com frases motivacionais sempre alinhadas aos pilares da positividade, sucesso e controle sobre o próprio destino desde que se dedique o suficiente, sempre.

Ou seja, se você semear, e se dedicar, seu futuro será, sim ou sim, próspero, fora do comum, sobrenatural, extraordinário.

Ideia de protagonismo

Tanto Tiago Brunet como Marçal, mesmo atuando em regiões diferentes do Brasil, com públicos diferentes e complementares, pela forma como criam presença e onipresença, mesmo onde não estão, vão produzindo sentidos comuns compreendidos por todos a partir de semelhanças em suas marcas (produtos, empresas, cursos) e em suas estratégias, sempre comunicando para pessoas que buscam serem protagonistas. E aqui a ideia de protagonismo é fundamental, “oferecendo aos indivíduos a crença de que podem ser heróis de si”.

No centro da “Teologia Coaching” a única impossibilidade é o fracasso.

Nos discursos e estratégias analisados por Ranieri Costa, a ênfase no sucesso financeiro, por exemplo, vem sempre acompanhada da expectativa de que o status de ser bem-sucedido alcance todas as áreas da vida das pessoas. No centro da “Teologia Coaching” a única impossibilidade é o fracasso. Nada é impossível se você se dedicar.

Um evento promovido por Marçal em 2021, e analisado por Ranieri em seu trabalho, é emblemático de muitas dessas táticas e camadas que depois ele aplicaria como estratégia eleitoral. O encontro “O Chamado dos Generais do Reino”, realizado na cidade de Goiânia (GO) num ginásio para mais de 15 mil participantes, reuniu outros influenciadores e expoentes desse campo coach-gospel, com foco em três temas: finanças, relacionamento e fé. Nas palavras do próprio Marçal: “um verdadeiro sucesso marcado pela superação de várias pessoas que estiveram presentes. Esse não foi apenas um evento motivacional, foi um verdadeiro divisor de águas, onde as pessoas renasceram e agora vão prosperar”. E aqui a palavra superação não é um termo casual. Nesse evento, o coach-pregador tentou fazer uma mulher cadeirante andar, mas o milagre não ocorreu e no final a plateia recebeu a culpa pelo fracasso porque não se concentrou suficientemente.

Com esse mosaico de estratégias e performances, estamos falando, portanto, de uma teologia, uma interpretação, um pensamento direcionado para um tipo de sociedade – a de consumo – e de público que quer encontrar o sucesso onde quer que esteja. Ou seja, um tipo de sociedade que virou praticamente regra geral e um público que é cada vez mais amplo. Ao mesmo tempo, uma “teologia” inerentemente online, que não respira se não for pela estratégia de difusão garantida pelas mídias digitais, especialmente as redes sociais.

Por fim, como registra Ranieri Costa: “Os discursos que analisamos estão investidos de sentidos de hedonismo, busca por reconhecimento e visibilidade, evidenciando relativa negação da dor e das perdas da vida”. Essa estratégia, adotada por Brunet, Marçal e muitos outros, e semeada já há alguns anos, encontrou a plataforma eleitoral deste ano: deu match. Um match perigoso e de consequências por ora incertas, mas ainda assim um grande match.

(*) É cientista política com mestrado em relações internacionais pela PUC-SP e em gestão pública pela FGV-SP. É pesquisadora e diretora-executiva do Instituto de Estudos da Religião (Iser). Faz cobertura eleitoral desde 2018 com colunas na 'piauí' e no 'UOL'.

Jesus motivacional: quem são os 'coaches evangélicos'

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n879prr6do

Rudá Ricci explica Anisio Teixeira. Mesmo sendo um educador liberal não conseguiu escapar da sanha assassina da ditadura militar.

 Rudá Ricci

1) Anísio Teixeira foi o educador com maior influência política no Brasil. Tanto que seu nome está inscrito no mais importante instituto que realiza exames educacionais, o INEP.

2) O educador baiano seguia o liberal igualitarista John Dewey, pedagogo dos EUA que defendia a democracia e a liberdade de pensamento como elementos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Dewey imaginava a educação como base central da formação do cidadão.
3) Anísio Teixeira adotava esta linha e defendia uma educação em que a escola deveria ser para todos, com a missão de educar em lugar de apenas instruir, dedicada a formar homens livres, em vez de homens dóceis.

4) Para ele, a escola prepararia cada estudante para um futuro incerto, em um mundo dinâmico, cuja missão seria desenvolver a inteligência, da tolerância e da felicidade.

5) Para tanto, a memorização deveria ser substituída pela compreensão para proporcionar “um modo de agir”. Assim, só aprendemos algo, sustentava, quando assimilamos aquilo de tal forma que sabemos agir de acordo com o aprendizado, sabendo contextualizá‑lo.

6) Anísio antecipava o que se discutiria internacionalmente muitas década adiante: a educação não ensina apenas ideias, conteúdos ou fatos, mas também atitudes, ideais e o senso crítico.

8) O estudo passa a ser um exercício para a resolução de um problema ou a execução de um projeto. Educar significa, assim, guiar o aluno em uma atividade, em uma trajetória de elaboração de saberes e experiências.

9) Dessas ideias nasceu uma das experiências mais revolucionárias da educação brasileira: a Escola Parque, ou Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador/BA. Tratava-se de uma Escola de educação primária, cujo principal objetivo era dar às crianças uma educação integral.

10) A Escola Parque era estruturada em pavilhões: o da Escola Parque e os das Escolas-Classe. A Escola Parque destinada aos trabalhos manuais, artes industriais, educação artística, educação física. Nas escolas-classe, atividades normais ou convencionais das demais escolas.

11) Durante um turno a criança estuda numa das escolas-classe e no outro turno na escola-parque. No Centro de Educação Popular a criança recebe toda assistência: médico, dentista, orientador educacional, além da merenda escolar.

12) Aqui, uma peculiaridade. A valorização da cultura popular alimentou a aproximação de Anísio com arquitetos que redesenharam a arquitetura escolar. Compreendia as contribuições da arquitetura como aliadas na formulação de seu ideário sobre o programa escolar.

13) A inspiração foi a organização escolar tipo platoon da Brady School, em Detroit: dois grupos disciplinares, ministrados alternadamente entre manhã e tarde, envolvendo o ensino das matérias fundamentais do curso elementar e o outro se ocuparia das matérias especiais

14) O programa desenvolvido era executado em áreas livres, externas, com jardins e horta, e áreas internas com 12 salas de aula, administração, gabinete médico e dentário.

15) O que importa destacar é o fortalecimento dos vínculos comunitários e sua relação com a cultura das famílias e comunidades em que os estudantes estão inseridos, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem como sustentado na experiência prática dos educandos.

16) Anísio defendia a democracia e foi perseguido pela Ditadura Militar. O educador foi encontrado morto num fosso de elevador, no Rio de Janeiro, em 14 de março de 1971. O corpo teria ficado no local três dias, até ser encontrado pela polícia. A versão oficial foi de acidente.

17) Segundo matéria da Carta Capital, na autópsia do seu corpo, foram constatadas duas grandes lesões traumáticas no crânio e na região supraclavicular, incompatíveis com a suposta queda. O legista, quando prosseguia com sua descrição, foi interrompido abruptamente. (FIM)


quarta-feira, 28 de agosto de 2024

O ano era 2023 - (20 anos de fundação da Ação Cultural - Cultura Viva 20 anos)

 01. LIVE CONVERSANDO E CANTANDO COM ZÉ VICENTE.

A) Descrição resumida da atividade:

A LIVE “Conversando e Cantando com Zé Vicente”, mostrou como objetivo haver um bate-papo sobre cultura e as Leis: Rouanet, Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 como as dificuldades de acesso para a máquina pública entender como dar oportunidades para essas pessoas. Dela participaram além do cantor Zé Vicente, Evelayne Martines, e Zezito de Oliveira.

B) Programação:

* LIVE com Zé Vicente, Evelayne Martines, e Zezito de Oliveira.

C) Tempo, período, duração: 26 de março de 2023.

D) Local: Canal Zé Vicente Oficial no YouTube.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural, Zé Vicente, e Evelayne Martines.

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/03/as-boas-impressoes-e-boas-energias_27.html

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/03/conversando-e-cantando-com-ze-vicente.html

 02. LIVE Artistas da Barra dos Coqueiros dialogam sobre a Lei Paulo Gustavo

A) Descrição resumida da atividade:

A LIVE mostrou como objetivo um bate-papo com artistas da Barra dos Coqueiros para dialogarem sobre a Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2. Os participantes mostravam preocupada com o desenvolvimento cultural. Da LIVE participaram Roberto Fernandes, Ivo Adnil, Zezito de Oliveira, e Miraci Lemos.

B) Programação:

* LIVE com Roberto Fernandes, Ivo Adnil, Zezito de Oliveira, e Miraci Lemos.

C) Tempo, período, duração: 01 de junho de 2023.

D) Local: Página do Facebook da ABLA.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural e Academia Barracoqueirense de Letras e Artes.

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/05/artistas-da-barra-dos-coqueiros.html


 03. Reunião preparatória para a eleição da nova diretoria e do conselho fiscal da Ação Cultural

A) Descrição resumida da atividade:

A reunião preparatória aconteceu na Rua do Turista e o objetivo da reunião foi reunir pessoas que participaram da fundação da Ação Cultural em 2004, juntamente com pessoas que foram convidadas para participar desse momento de refundação. Como prioridade ficou decidida a eleição de nova diretoria, bem como a leitura e apontamentos para reformulação/atualização do estatuto e outras providências.

B) Programação:

* Eleição da nova diretoria

* Leitura e apontamentos para reformulação/atualização do estatuto.

* Outras providências.

C) Tempo, período, duração: 02 de dezembro de 2023.

D) Local: Rua do Turista.

E) Público atingido: 7 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/09/reuniao-presencial-de-refundacao-da.html

 04. Segunda reunião de refundação da Ação Cultural

A) Descrição resumida da atividade:

Refundar a Ação Cultural possibilita a criação de meios para nos conectarmos aos corações e mentes da nossa gente que vive nas periferias geográficas e existenciais, em especial crianças, adolescentes e jovens.

B) Programação:

* Análise de conjuntura sobre o contexto das politicas culturais no Brasil em tempos de guerra cultural da extrema direita;

* Análise de conjuntura das políticas culturais em Sergipe, em tempos de editais da Lei Paulo Gustavo e conferência de cultura;

* Apresentação dos novos diretores e conselheiros fiscais da Ação Cultural.

* Apresentação de perspectivas para o planejamento das atividades da Ação Cultural em 2024.

C) Tempo, período, duração: 10 de dezembro de 2023.

D) Local: Rua do Turista

E) Público atingido: 9 pessoas.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural.

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/12/segunda-reuniao-de-refundacao-da-acao.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/12/domingo-10-de-dezembro-de-2023-e-o-dia.html

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/12/a-roda-viva-da-politica-cultural-de.html

 05. 2ª Exposição de Artes e Cultura Socorrense

A) Descrição resumida da atividade:

Na 2ª Exposição de Artes e Cultura Socorrense esteve presente Zezito de Oliveira (Ação Cultural) que participou como um dos palestrantes do evento e defendeu uma política cultural voltada a fortalecer o investimento para diminuir os índices de violência, a construção de um ambiente social saudável acolhedor e seguro. Bem como tratando da identidade e da diversidade cultural sergipana.

B) Programação:

* Participação que participou como um dos palestrantes do evento.

C) Tempo, período, duração: 22 de dezembro de 2023.

D) Local: Escola Estadual João Batista Nascimento.

E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.

F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ação Cultural, Confraria Cultural Socorrense, e Escola Estadual João Batista Nascimento.

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/12/a-roda-viva-da-politica-cultural-de.html

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/12/depois-da-realizacao-da-2-exposicao-de.html