terça-feira, 25 de junho de 2024

ALGO DE MUITO PROBLEMÁTICO OCORRE NUM CERTO BRASIL...“Pecados são causas de catástrofes”, diz Jordan Peterson em palestra no RS

 Romero Venâncio (UFS)

Tem momentos que fica muito nítido que estamos num certo país em transe (em sentido dado por Glauber Rocha ou mesmo psicológico). Afirmo isto depois de ler algumas noticias sobre a vinda e as "palestras" d guru da direita da vez Jordan Peterson em São Paulo e Porto Alegre neste junho de 2024. Só no Sul, ele lotou um auditório com mais de 3 mil pessoas e a preço de 600 reais o ingresso em média. Quem trouxe o distinto canadense coach/conservador/jungiano ao seu estilo e divulgador da Bíblia a partir de arquétipos em chave própria? o brasil paralelo, ora bolas.

Peterson tem carreira meteórica nestas redes digitais após sua saída de uma universidade no Canadá e suas polêmicas com temáticas de relações de gênero,  linguagem neutra e sua postura assumidamente conservadora. virou escritor de livros, como:  "12 Regras para a Vida: Um antídoto para o caos". Confesso que tentei ler o livro e não passei da quarta regra. Não passa de autoajuda e intuicionismo primário. Mas ele é bom em auditório e como "influenciador". Ele se coloca como uma formador na área da psicologia com milhões de seguidores. Nas palestras de auditório ou no seu canal no Youtube, percebi seu domínio de um monte de "símbolos tradicionais" sempre na linha de uma leitura que ele acredita ser de Carl Gustav Jung.

Sendo mais concreto. Em porto Alegre, me chamou a atenção um tema que estudo sobre a extrema direita cristã: ele fez uma crítica à Teologia da Libertação, que ele considerou uma tentativa falha de conciliar marxismo e cristianismo. A explicação dele: Marx/marxismo tem origem no "principio de Caim", obviamente, o cristianismo dele vem do "principio Abel". Nem vou mais longe nisto e nessa gororoba metafísica de auditório. Nossa! As duas "palestras"/show proferidas no Brasil, a Bíblia numa leitura muito particular, foi a tônica. O resto, pelo visto, foi a a velha defesa da cultura ocidental, críticas rebaixadas aos "mestres da suspeita" (Marx, Nietzsche e Freud) e a clássica  saida religiosa para problemas reais do mundo... Nada que não saibamos depois dos delírios de Olavo de Carvalho. Mas entre nós, sempre vira velha novidade. Impressionante!

Mas merece destaque uma fala dele em porto Alegre: explorou a história do personagem bíblico  Jonas, argumentando que a desobediência a Deus leva a catástrofes naturais. Numa cidade que foi assolada por chuvas fortes e que deixou milhares desabrigados.... Foi aplaudido efusivamente dizendo um absurdo desses... O que está ocorrendo com essas pessoas de classe média enfastiadas espiritualmente e que correm aos montes e gastam muito dinheiro com essas coisas de coach com algum verniz intelectual? deve ser algo grave em termos existenciais e políticos, com certeza. Acredito que aqui, Marx renasce para ajudar na explicação numa obra nada coach e chamada de "O Capital. vol. I". Fica a dica.  

Obviamente, nada disto e nada neste discursos de Peterson embrulhado no pacote da brasil paralelo. Para conferir o que foi dito aqui, recomendo a breve matéria Publicada por Daniele Amorim no DCM (23/6/2024) e a nota na revista Oeste (veículo de direita assumidamente!) onde lemos: "Jordan Peterson e o problema de nossa geração. Ele é hoje, de longe, o maior pensador público antiprogressista" assinada por Pedro Henrique Alves em 22/6/2024. A mídia da casa grande deste Brasil parece ter ignorado o guru. Paciência.


Leia no DCM

“Pecados são causas de catástrofes”, diz Jordan Peterson em palestra no RS


Nenhum comentário: