Como não amar Francisco de Roma? A lembrar o segredo do assassinato dos monges no livro e filme "O Nome da Rosa". " Eco retratou um episódio fictício, que ocorre durante a Idade Média, em que o riso é dado como proibido. O enredo d'O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. " Wikipédia
Postagem produzida com a participação involuntária de Inês Ferreira (facebook)
Da ACI Digital.
“Quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir", disse o papa Francisco a mais de 100 humoristas de todo o mundo, os quais recebeu hoje (14) no Vaticano.
Entre os participantes do encontro estavam os brasileiros Fábio Porchat, Cacau Protásio e a roteirista Cris Wersom. Também participaram os americanos Stephen Colbert, Jimmy Fallon, Chris Rock, Whoopi Goldberg e os mexicanos Chumel Torres e Florinda Meza (mulher do famoso Roberto Gómez Bolaños, o Chaves).
Ao dar início ao discurso, o papa disse que os comediantes "têm e cultivam o dom de fazer as pessoas rirem”.
"Em meio a tantas notícias sombrias, imersos como estamos em tantas emergências sociais e também pessoais, vocês têm o poder de espalhar a serenidade e o sorriso”, disse o papa.
Francisco disse que os comediantes têm a “capacidade de falar com pessoas muito diferentes, de diferentes gerações e origens culturais" e que “à sua maneira, vocês unem as pessoas, porque o riso é contagioso”.
“É mais fácil rir juntos do que sozinhos: a alegria permite o compartilhamento e é o melhor antídoto contra o egoísmo e o individualismo. Rir também ajuda a quebrar as barreiras sociais, a criar conexões entre as pessoas. Ele nos permite expressar emoções e pensamentos, ajudando a construir uma cultura compartilhada e a criar espaços de liberdade”, disse o papa.
Fotos: Vatican Media
Leia mais AQUI
Leia mais: AQUI
Papa recebe comediantes e diz que não há problema em fazer piadas sobre Deus, mas sem ofender
Papa teve uma audiência especial com cerca de 100 atores, escritores e comediantes, dentre eles o brasileiro Fábio Porchat
Leia mais : AQUI
O Nome da Rosa
O nome da rosa (em italiano: Il nome della rosa) é um romance histórico do escritor italiano Umberto Eco (1932-2016), lançado em 1980 que o tornou conhecido mundialmente.[1]
Em 1981, esta obra ganhou o Premio Strega.
Em 1986, foi adaptado ao cinema dirigida por Jean-Jacques Annaud.
Título
Muita atenção tem sido dada para o mistério sobre a que o título do romance se refere. Na verdade, Eco afirmou que sua intenção era encontrar um "título que dá liberdade de interpretação ao leitor".[2] Em uma outra versão da história, quando ele tinha acabado de escrever o romance, Eco apressadamente sugeriu dez nomes e pediu a alguns de seus amigos para escolher um, eles então escolheram O nome da Rosa.[3][4] Sugeriu-se que Eco tenha se inspirado nas referências de Borges, que disse: '"...quem viu o Zahir pronto verá uma rosa: o Zahir é a sombra da rosa e o rasgo do Velo".[5] "O nome da rosa" era uma expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras. [1]
Sinopse
Itália,1327. O frei Guilherme de Baskerville recebe a missão de investigar a ocorrência de heresias em um mosteiro beneditino. Porém a morte de sete monges em sete dias, em circunstâncias insólitas, muda o rumo da investigação. Primeiro romance do autor, publicado em 1980 tornou-se um sucesso de vendas, fazendo com que o italiano, conceituado professor de semiótica, alcançasse prestigio internacional como romancista. Marcada pela ironia de Eco, a narrativa é repleta de mistérios com símbolos secretos e manuscritos codificados.
Eco retratou um episódio fictício, que ocorre durante a Idade Média, em que o riso é dado como proibido.[6] O enredo d'O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Guilherme de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local. Até que então desvenda as causas dos crimes, estando ligadas à manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra risonha criada por Eco e atribuída romantescamente a Aristóteles. A aventura de Guilherme de Baskerville é desta forma uma aventura quase quixotesca.
«O nome da prosa». Sol. 7 de junho de 2015
Umberto Eco. Confissões de um jovem romancista. Editora Cosac Naify; ISBN 978-85-405-0539-1. p. 42.
Umberto Eco. On Literature. Secker & Warburg, 2005, p. 129-130. ISBN 0-436-21017-7.
SOUZA, Rubens (2013). USANDO FILMES NAS AULAS DE ARTES: O nome da rosa. 1a. ed. Curitiba, PR: CRV. p. 139 - 151. ISBN 978-85-8042-563-5
Estela Canto. Borges a Contraluz. Editora Iluminuras Ltda; ISBN 978-85-85219-42-0. p. 148.
Dimas Antônio Künsch. Maus pensamentos: os mistérios do mundo e a reportagem jornalística. Annablume; 2000. ISBN 978-85-7419-127-0. p. 19.
sábado, 6 de janeiro de 2024
Papa Francisco e o cinema
A "catequese da humanidade": o cinema, segundo Francisco
domingo, 17 de dezembro de 2023
ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO. NOTINHA
terça-feira, 14 de março de 2023
UMA DÉCADA DE FRANCISCO: LOUVADO SEJA!
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Caetano Veloso, Papa Francisco, juventude católica, guerra na Ucrânia, guerra na Bahia, direita e extrema-direita na igreja.
Uma economia de paz e amiga da terra: em Assis, o apelo do Papa aos jovens
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Pontos de Cultura são abraçados pelo Papa Francisco
sexta-feira, 12 de abril de 2024
Como foi a 2ª Sessão do Cine Realidade na Paróquia São Pedro Pescador em 19/04/ 2024 . Uma benção! Parecia até que o Papa Francisco estava presente fisicamente.
Tema - Papa Francisco e o Cinema
sábado, 27 de maio de 2023
Crianças e jovens da Paraíba apresentam espetáculo para o papa Francisco
Os jovens estão em turnê pela Europa com espetáculo que trata de ecologia e arte baseado numa Encíclica do Pontífice
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Scholas Occurrentes e Cultura Viva: a arte do encontro num projeto do Papa Francisco
sábado, 4 de maio de 2024
Rio acima dos 40 graus e Rio Grande do Sul debaixo d'água. O que tem a dizer acerca disso? Papa Francisco, cientistas e pessoas de bom senso.
sexta-feira, 23 de junho de 2023
Audiência aos artistas, 23 de junho de 2023, Papa Francisco
sábado, 27 de maio de 2023
Papa Francisco: a Igreja precisa da arte de poetas e escritores
quarta-feira, 4 de outubro de 2023
LIVE - HOMENAGEM FRANCISCO: O SANTO, O PAPA E SEUS DETRATORES, "Laudate Deum", o grito do Papa por uma resposta à crise climática e arte para reencantar o mundo.
Com Romero Venâncio (UFS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário