domingo, 9 de junho de 2024

O BRASIL ATRAVÉS DO CINEMA - TELA CRÍTICA CINEMA EM ANÁLISE - CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À DISTÂNCIA

 APRESENTAÇÃO

 O Projetos “Tela Crítica” e “Cinema em Análise” fizeram uma importante parceria que visa contribuir para o fomento e a democratização do debate público da realidade brasileira, através da grande contribuição do cinema nacional, sob a forma de um Curso de Extensão para um grande público, tais como estudantes desde o Ensino Médio à graduação, trabalhadores de diversos setores, militantes de movimento sindical e interessados em geral.      

Apresentamos dois Ciclos de Análise de Filmes muito especiais que serão realizados ao longo do ano de 2024, divididos de forma temporal, de maneira a contribuir para uma maior reflexão das metamorfoses da nossa realidade social.

Nosso objetivo é discutir o Brasil através de filmes nacionais realizados de 1964 a 2018.

Trataremos da realidade nacional – História, Sociedade, Cultura, Política e Psicologia Social – discutindo filmes clássicos do cinema brasileiro.

É um esforço de utilizar o filme para entender o que é o Brasil não apenas em termos sociais, políticos e econômicos, mas em termos da cultura e da Psicologia Social, visando identificar historicamente o novo Brasil que emergiu da “modernização conservadora” levado a cabo pelo regime militar autocrático-burguês (1964-1981).

Faremos um esforço de identificar o caráter nacional do Brasil, um país de formação escravista-colonial, o país das revoluções passivas e do transformismo e da conciliação de classe.

No CICLO 1 abordaremos filmes nacionais realizados de 1964 a 1981. Neste primeiro ciclo trataremos da ascensão e queda do modelo nacional-desenvolvimentista no Brasil implantado pela Ditadura Militar e a crise do regime militar instaurado em 1964 e por conseguinte, a abertura política e a redemocratização no Brasil da década de 1980.

Em especial, no CICLO 1 abordaremos aspectos da sociedade e da política após o golpe de 1964 e do período de fechamento do regime militar (1968-1978). Trataremos da abertura política a partir de 1979 e do complexo jogo político da transição “lenta, gradual e segura” para a democracia liberal no decorrer da década de 1980.

O ano de 1980 com a crise da dívida externa, pode ser considerado o marco histórico do colapso do Brasil nacional-desenvolvimentista. O país viveu na década de 1980 um período de crise econômica e social tendo em vista a indefinição politica do novo modelo de desenvolvimento a ser adotado pelo capitalismo brasileiro.

Ao mesmo tempo, nesta década, a sociedade civil brasileira despertou com os movimentos de massa - lutas sociais, sindicais e políticos pelas “Diretas Já” e pela Constituinte em 1987, culminando na primeira eleição para Presidente da República depois de 1964, quando tornou-se vitorioso, Fernando Collor de Mello, que deu início à implantação do novo modelo de desenvolvimento do capitalismo brasileiro: o neoliberalismo. 

DOS FILMES DO CICLO 1

Os filmes do CICLO 1 – com os respectivos expositores - são os seguintes (todos eles podem ser assistidos no You Tube, a partir dos links disponíveis):










Nenhum comentário: