domingo, 16 de junho de 2024

Como as leis de fomento estão chegando aos circos de lona ou circos itinerantes?

 


 A reclamação colocada acima, também foi objeto de reclamação na escuta pública da Politica Nacional de Cultural Aldir Blanc (PNAB) realizada pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju). 

A questão é quem assume esta pauta em termos de organização de proposta e articulação minima  de um setor que é disperso pelo território nacional.. O positivo pode ser a utilização das redes virtuais para ajudar nessa articulação.

Penso que essa discussão precisa ser realizada   pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Ministério da Cultura (MINC).

Em muitas  cidades do Brasil, projetos de circo  itinerantes foram aprovados na Lei Paulo Gustavo, neste caso não precisaram comprovar residência na cidade. 

Para alcançar um maior número de cidades com essa compreensão é necessário diálogo, em especial nos momentos das escutas públicas, as quais são  obrigatórias de acordo com a PNAB, de outro modo os setores organizados precisam elencar demandas articuladas e consistentes nestes e em outros momentos de participação social. 





Nenhum comentário: