informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
domingo, 30 de junho de 2024
Olhem Conceição do Araguaia como um sinal da igreja em saída que querem Jesus de Nazaré e os dois Franciscos. Celebração por início do Ministério Apostólico de Dom Lucio Nicoletto
Dom Lucio Nicoletto nasceu em 18 de agosto de 1972 em Este, diocese italiana de Padova. Estudou Filosofia e Teologia no seminário local e obteve licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ. Foi ordenado sacerdote em 7 de junho de 1998 e incardinado na diocese de Pádua.
Na Itália já foi vigário paroquial e animador vocacional, quando se transferiu para o Brasil em 2005 como sacerdote fidei donum. No país sul-americano já foi reitor do seminário responsável pela pastoral.
De 2016 a 2024 esteve como vigário geral da diocese de Roraima-RR, da qual também foi administrador diocesano durante a vacância, em 2022. "Uma experiência muito forte de fraternidade e de luta junto com o povo", comentou o italiano em entrevista concedida ao Regional Norte 1 da CNBB, "aquela fraternidade, aquela amizade que nos dá a força para olhar com confiança para o presente e para o futuro".
Menina do Araguaia
Menina do Araguaia registra a história e a morte dos 25 anos de caminhada da Prelazia de São Félix do Araguaia no Mato Grosso. O vídeo mistura ficção e documentário criando uma narrativa dinâmica e rica em simbolismos.
"Gosto muito desse documentário. Desde a primeira vez que assisti. Penso que ainda estava no tempo do VHS. Gratidão aos criadores e participantes da produção. À Dom Pedro Casaldáliga e seus (seus) companheiros (as) próximos (as) todo o carinho, admiração e esperança." ZdO
O Anel de Tucum
Lançado em 1994, o filme O Anel de Tucum é uma parábola, feito de documentário e de ficção, que percorre o campo e a cidade, a rua e a alma. Quem está por trás da mobilização do povo, nas pastorais comprometidas, nessa caminhada de libertação que vem marcando a Igreja do Brasil, da América Latina? Os "senhores" deste mundo suspeitam de "alguém" e maquinam contra. O povo da fé e da luta - com o ANEL DE TUCUM na mão e no coração a esperança - conheça alguém verdadeiro e prossegue na caminhada.
Missa de começo do ministério de Dom Lucio na Prelazia de São Félix do Araguaia, MT. Na frente do túmulo de dom Pedro Casaldaliga
Nenhum comentário:
Postar um comentário