quinta-feira, 20 de junho de 2024

ACABARAM O SÃO JOÃO ORIGINAL DO NORDESTE ?

 A Poetisa Dayane Rocha comentou sobre as mudanças de São João Nordestino.


Jornalista José teles (PE)

Não demora muito, e o único resquício do São João como parte de nós o conhecemos, será a comida de milho e, dependendo do local, a fogueira. A música foi pras cucuias (Latino no Polo Azulão, em Caruaru é emblemático ).

 Mas a tradição continuará com o povão. Sei não.

Na favela próxima ao meu prédio vai rolar uma festa junina no sábado, 22 de junho. Terá um único polo, o do brega funk. As atrações? MC Troinha e MC Sheldon. Da tradição só a fogueira, e fogos, dos mais potentes.

PARA VALORIZAR A TRADIÇÃO. 
PARA FORTALECER O PROCESSO DE CONTINUIDADE PARA ALÉM DO TEMPO  E  FAVORECER RELEITURAS E  RECRIAÇÕES . LEIA/ASSISTA O INDICADO ABAIXO.

São João dormiu, São Pedro acordou: Festas juninas em Sergipe

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos 
No dia 7 de junho do corrente ano, participei das gravações da Série Especial São João no Nordeste, envolvendo um pool de emissoras educadoras, a saber: Educadora FM (Salvador-BA), UESB FM (Vitória da Conquista-BA), Rádio Universitária FM (Pernambuco), Rádio Universitária UFC (Secretaria de Cultura do Ceará), Rádio Timbira (Maranhão), Rádio Tabajara (Paraíba) e Rádio e TV UFS (Sergipe), instituição que me fez o convite para tratar das Festas Juninas em Sergipe.

A seguir, o resultado da pesquisa e de parte do material que estará disponível em áudio e vídeo ao longo deste mês de junho, com vistas não somente a informar, mas também a despertar o interesse ainda maior pela temática, não somente nos bancos escolares, mas também na vida das pessoas; fazendo memória a uma tradição que atravessa os últimos séculos com inovações, mas com o mesmo vigor celebrativo de suas origens.

Um dos primeiros estudos mais importantes sobre o ciclo junino é o de Alexandre José de Melo Morais Filho (Salvador-BA, 1844 – Rio de Janeiro-RJ, 1919). Trata-se de “Festas e Tradições Populares do Brasil”, cuja primeira edição é de 1895, com prefácio de Sílvio Romero. No capítulo intitulado “A Véspera de São João” tem-se uma série de informações, sejam de ordem histórica, sejam do ouvir dizer das pessoas do seu tempo de coleta e pesquisa, que nos ajudam a entender o nascedouro de uma das maiores manifestações populares do Brasil, ao lado do Carnaval. A edição que uso aqui é da editora do Senado Federal, de 2002.

Leia mais AQUI 

Sergipe pode se tornar o país do Arrocha
A luta é grande. Se não conseguir preencher com forró, além de outros ritmos e estilos que formam a nossa diversidade cultural vai ficar com a monocultura mesmo.. E nem é preciso fazer campanha contra um ou outro ritmo/estilo musical, basta favorecer condições e oportunidades para que a nossa diversidade floresça. ZdO



Luiz Gonzaga - 50 Anos de Chão - Vol. 1







LEIA TAMBÉM:


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Forró viral de Juliette teve aval da família de Luiz Gonzaga e ia ser lançado por Anitta

'Vem Galopar' é adaptação do clássico 'Pagode Russo'. Ao g1, cantora rebate críticas das redes à letra: 'Como se vivêssemos numa era de letras muito poéticas... enfim, a hipocrisia'.


-----------------------------------------------

Neto de Luiz Gonzaga diz que família não autorizou Juliette a usar música do avô (vídeo)

"Ninguém autorizou na minha família", disse Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga. Em nota, Juliette disse que 'a Universal Publishing garantiu que a família havia autorizado" aqui






FULL HD [DVD Completo] | Gilberto Gil | Fé na Festa Ao Vivo










O canal "Retalhos de Forró" apresenta o melhor do Forró Pé de Serra para os amantes da boa música nordestina. Tem como inspiração Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Waldonys, Oswaldinho, Assisão, Flávio José, Flavio Leandro, Elba Ramalho, Marinês entre outros poetas e cantores nordestinos. Meu objetivo é unicamente divulgar a música nordestina. Sempre tive como hobby a música e a regionalizada é o que mais me atrai. Todos os direitos autorais serão respeitados, não havendo monetização alguma para o canal. Fica meu e-mail para o caso de algum artista se sentir ofendido, basta pedir para eu retirar o vídeo que será retirado imediatamente. Adelmário Coelho nasceu no dia 19 de agosto em Barro Vermelho – distrito de Curaçá no norte da Bahia e antes de ganhar notoriedade como um dos maiores forrozeiros do Brasil, por conservar o verdadeiro forró pé-de-serra e representar as manifestações do nordeste em suas apresentações pelo Brasil fora, inclusive no exterior. O sucesso na carreira do artista é resultado de um longo trabalho que encanta gerações e o reconhecimento vem através do título de “Forrozeiro do Brasil”, como é carinhosamente chamado por seus seguidores. A solidez da carreira do cantor culminou em sua primeira turnê internacional pela Europa no final de 2011, sucesso esse que foi repetido em fevereiro e agosto de 2013 em sua segunda e terceira turnê internacional.





LEIA TAMBÉM:


quinta-feira, 15 de junho de 2023

Thiago Paulino explica na mangue jornalismo a diferença entre "país do forró" e país do forró.


 terça-feira, 13 de junho de 2023

 O pobre país do forró esbanja dinheiro com festa. O Governo do Estado empenhou quase R$8 milhões com contratações somente em maio.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/06/o-pobre-pais-do-forro-esbanja-dinheiro.html

 sábado, 10 de junho de 2023

arraiá da tradição ou pseudo e arraiá da curtição. Para onde caminha o ¨país do forró¨?

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/06/arraia-da-tradicao-ou-pseudo-e-arraia.html

 domingo, 4 de junho de 2023

Para onde vai o "País do Forró"? Textos de Narcizo Machado, Gildo Bezerra e matéria no portal Isto é Aracaju

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/06/para-onde-vai-o-pais-do-forro-textos-de.html

LIVES DA AÇÃO CULTURAL NA QUARENTENA

 A disputa do Forró tradicional X Forró comercial - Clique aqui para assistir

 A 9ª live da Ação Cultural em 25 de junho (quinta-feira)em horário especial a partir das 16 horas, apresenta a disputa Forró tradição X Forró comercial com Thiago Paulino e Alberto Marcelino.

Está sendo realizada com base no eixo alma sergipana, alma nordestina, e no tema "a questão da apropriação do forró como máquina de produzir dinheiro, em detrimento do forró como tradição, do forró como cultura". 

 Memórias afetivas e culturais dos festejos juninos. - Clique aqui para assistir

 A 10ª live da Ação Cultural em 28 de junho (domingo)em horário especial a partir das 16 horas, apresenta a o tema “memórias afetivas e culturais dos festejos juninos” com o professor José Paulino e está sendo realizada com base no eixo alma sergipana, alma nordestina.

 A tradição das festas juninas resiste em Sergipe com o fórum do forró e com a obra do pintor Félix Mendes. - clique aqui para assistir..

 A 11ª live de quinta da Ação Cultural, 02 de julho, a partir das 20 horas, com base no eixo alma sergipana, alma nordestina, traz como tema “A tradição das festas juninas resiste em Sergipe com o fórum do forró e com a obra do pintor Félix Mendes.”

 "Gonzagão na Escola" clique aqui para acessar a live..

 No dia 02 de agosto de 1989 Luiz Gonzaga voava nas asas da Asa Branca.

Hoje, na página do facebook da Ação Cultural, às 16 horas, por meio da Live "Gonzagão na Escola" faremos memória agradecida ao Mestre Lua e ao professor Zezinho ou José Augusto,grande divulgador da história da vida e do legado artistico e cultural do eterno Rei do Baião...

Traremos também no matulão, histórias da Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola, realizada em 2012. Histórias que serão contadas por Zezito de Oliveira, Joaquim Antônio (Casaca de Couro) e Thiago Paulino.

 



Nenhum comentário: