domingo, 16 de junho de 2024

Chico Buarque 80 anos

 

Acesso pelo radiosnet  AQUI




Conheça a discografia completa de Chico Buarque

Com 58 anos de carreira na música, artista completa 80 anos na quarta-feira (19).  AQUI 


No programa desta semana, o décimo primeiro da série, Sidney Molina traz faixas do álbum “Chico Canta”, no qual o compositor gravou as canções escritas para a peça “Calabar”, proibida pela censura.

Também fazem parte da produção, registros dos discos “Caetano e Chico juntos e ao vivo” (de 1972) e “Quando o carnaval chegar”, trilha sonora para o filme de Cacá Diegues, também de 1972.

Completam o programa, a referência à novela pecuária “Fazenda Modelo”, escrita por Chico, e o antológico disco “Construção”, lançado em 1971, com canções como, “Deus lhe pague”, “Cotidiano”, “Olha Maria”, “Valsinha”, além, é claro, da faixa que dá nome ao álbum.

Ouça "Chico de trás pra frente", domingo, às 09h da manhã, na Cultura Brasil.

📻 FM 77,9 / AM 1200

💻 culturabrasil.com.br/

📱App Cultura Play


CHICO BUARQUE - 80 ANOS

Rádio Cultura comemora os 80 anos de Chico Buarque

24 horas de programação dedicada ao cantor e compositor

Cultura Brasil 77,9 FM

15/06/2024 10h00

    Na semana em que completa 80 anos, Chico Buarque recebe uma homenagem especial da Rádio Cultura Brasil. 

Considerado um dos melhores compositores brasileiros de todos os tempos, Chico Buarque iniciou sua carreira em 1965 com o lançamento de um compacto simples e se orgulha de ter composto mais de 300 canções. A lista de músicas que fizeram muito sucesso é extensa. Qualquer brasileiro com mais de 30 anos é capaz de lembrar e cantarolar pelo menos uma música do artista.

A celebração ao artista começa neste sábado, às 17h, com o Discoteca. Na segunda-feira, o programa "Solano Ribeiro e a nova música do Brasil" também apresenta clássicos do compositor. A partir das 0h do dia 19 de junho, quarta-feira, dia do aniversário de Chico, a emissora traz uma programação especial totalmente dedicada ao cantor e compositor carioca.

À meia-noite do dia 19, a programação da Rádio Cultura Brasil começa com duas horas dedicadas à voz do homenageado: Chico Buarque canta suas próprias músicas. Além disso serão destacados trechos de entrevistas que ele concedeu à TV Cultura para os programas Vox Populi e Ensaio.

Na madrugada, uma seleção musical especial com versões instrumentais das músicas de Chico Buarque e intérpretes variados cantando seu repertório. Das 4 às 9 horas da manhã, um programa temático por hora. As mulheres na obra do compositor; músicas escolhidas e comentadas por estudantes; Chico Buarque e a música de raiz; as músicas para cinema de Chico Buarque e os temas que compôs para Teatro e Musicais.

A partir das 9 da manhã, terão destaque os novos nomes da MPB que gravaram composições do homenageado. Às 10h, um programa do acervo da emissora, Pasquale Cipro Neto comenta o repertório do compositor. Fechando a manhã, às 11 horas, o ouvinte confere o primeiro episódio da série Chico de trás pra frente, produzida e apresentada pelo crítico musical Sidney Molina.

Do meio-dia às 5 da tarde, uma linha do tempo percorre os quase 60 anos de carreira, além de depoimentos exclusivos de fãs do artista como Adriana Calcanhoto, Dori Caymmi, Roberto Sion, Cristian Budu, Luis Tatit, Verônica Ferriani, Heloá, Edgar Scandurra, Ná Ozzetti, Juliana Amaral, Francis Hime e Julio Medaglia. Logo em seguida, João Marcello Bôscoli apresenta o Contraponto com o encontro de Chico e Elis Regina e os grandes sucessos do compositor. Às 18h, as notícias do De volta pra casa serão pontuadas por temas instrumentais de Chico Buarque.

À noite, as homenagens continuam com a veiculação, às 20h, do show O Grande Circo Místico gravado em São Paulo no mês de dezembro de 2023 e que marcou o encontro da cantora Vanessa Moreno com o pianista Cristóvão Bastos.

Às 21h o destaque vai para as músicas do álbum Até pensei que fosse minha do cantor português Antonio Zambujo interpretando o homenageado. Às 22 horas, a programação traz gravações de Chico feitas em dueto com Mônica Salmaso, Francis Hime, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Elza Soares e Miúcha, entre outros. Para encerrar as homenagens, a última hora do dia será voltada para Chico Buarque em leitura regional, dos quatro cantos do país. Brasis traz repertório que inclui as canções “A Permuta dos Santos”, “Cio da Terra”, “Levantados do chão” e “Assentamento”.

Chico Buarque 80 anos – programação especial

24 horas totalmente dedicadas ao cantor e compositor

Dia 19 de junho, quarta-feira, durante todo o dia.

Ouça a Rádio Cultura Brasil em 77,9 MHz ou 1200 kHz

Internet: https://cultura.uol.com.br/controle-remoto-radio/culturabrasil/

Celular: Aplicativo Cultura Play

Acesso pelo radiosnet  AQUI

Dois dias antes de Chico Buarque completar 80 anos, a Batuta lembra a playlist que o jornalista e pesquisador Renato Vieira preparou com raridades analógicas do artista. São 17 gravações lançadas apenas em vinil, que não entraram nos discos de carreira, nem mesmo em coletâneas.






AQUI

Canal Brasil dedica quase 24 horas de programação aos 80 anos de Chico Buarque

Chico Buarque, um dos maiores artistas brasileiros, completa 80 anos nesta quarta, 19/06, e o Canal Brasil vai dedicar um dia inteiro de programação ao aniversariante. A Maratona Chico Buarque tem início na terça, dia 18, às 23h45, com uma edição especial do Cinejornal sobre a carreira do cantor e segue até a noite de quarta com ficções, documentário, shows e programas que contam com a participação de Chico.
Entre os longas de ficção selecionados para a mostra estão “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto; “Vai Trabalhar Vagabundo II”, de Hugo Carvana; e “Para Viver um Grande Amor”, de Miguel Faria Jr., que contam com a participação de Chico na trilha sonora. Em “Vai Trabalhar Vagabundo”, de Hugo Carvana, “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr., e “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues, o homenageado foi o responsável pela canção tema.
Chico também marca presença no audiovisual brasileiro com obras que foram inspirações para roteiros. O longa “Veja esta Canção”, de Cacá Diegues, conta quatro histórias de amor, entre elas, uma baseada na música “Samba do Grande Amor”. “Benjamim”, de Monique Gardenberg, tem o roteiro baseado no livro homônimo, escrito pelo artista. E “Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz, foi inspirado na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque. O documentário “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, completa a seleção de longas da maratona com um resgate histórico do 3º Festival de Música Popular Brasileira, que teve Chico como um dos candidatos.






Nenhum comentário: